Pixel: Games and Burguer

Um lugar para se descobrir

Diariamente somos bombardeados com informações que muitas vezes nem mesmo nos interessam, em meio de toda essa informação podemos acompanhar um crescimento cada vez mais expressivo da cultura geek. Em nosso cotidiano, às vezes mesmo sem nem perceber, somos envolvidos e influenciados por ela, em filmes, séries, livros entre outras formas de entretenimento e até mesmo consumo do cotidiano.

Mas o que é a cultura geek?

Composta por uma quantidade colossal de informação, a cultura geek é entalhada por inúmeros assuntos dentro de diferentes formas, filmes, quadrinhos, mangás, animes, jogos digitais, jogos de tabuleiro, jogos de cartas entre tantas outras coisas. E acredite, a cada dia que se passa mais gostos se entrelaçam nessa cultura e é provavelmente essa unificação, dessas microculturas dentro de uma maior, que torna o geek tão genial.

O BOOM da cultura geek

É interessante observar que toda tendência possui uma época de surgimento, ascensão e declínio, o dito esquecimento, pois sempre uma tendência vem cobrindo a antiga, este é o ciclo natural dentro da própria mídia.

O que torna interessante é analisar comparativamente com outras tendências e perceber que a cultura geek surgiu no universo midiático numa ascendente.  André Luís, Cofundador da Pixel: Games and Burguer, aponta aspectos interessantes a este respeito:

O caso do geek é muito genial nessa ascensão, devido a massificação das informações.


Antes existia tudo o que conhecemos, como os boardgames, isolados na sua tribo, a galera do RPG, também isolada do seu jeito e de um tempo pra cá, eu estimaria até que foi na época que a Marvel começou a montar seus primeiros filmes, essa globalização da cultura geek alinhavou numa cultura só tudo aquilo que a gente tinha em vários cenários nerds. O cinema Marvel veio trazendo toda essa cultura a tona.


Isso facilitou e acelerou esse boom da cultura geek Os quadrinhos acompanharam, começaram a editar revistas, muitos RPG’s saíram reforçando esse universo, então a globalização e essa questão do alinhavar da cultura geek juntou várias outras culturas em uma unica ideia, unindo todos esses assuntos, que por exemplo, envolvem os filmes da Marvel.

Assim, a unificação de “subculturas” dentro de uma única é a parte genial do geek. Enquanto tendências variam de acordo com uma única tendência cultural ou não, a cultura geek gira em torno de todo um universo cultural composto por inúmeras culturas de países e até continentes diferentes.

Um novo aventureiro

Painel de entrada da Pixel, inúmeras referências geeks.
Foto: Fausto Monpean

Neste grande multiverso cultural um novo aventureiro surgiu, na data de vinte e seis de janeiro de 2019, o restaurante Pixel: Games and Burger. Trazendo a tona toda essa cultura em um fantástico ambiente definitivamente geek.

Em uma era de batalhas entre jedis e siths, o restaurante Pixel chegou como um despertar para novas possibilidades, com tecnologia, muita cultura e ótimas referências.

Pokemons em corredor da Pixel
Foto: Fausto Monpean

Se o Geek fosse um animal, seria um gato

Ao falar sobre ascensão e queda nos deparamos com inúmeros fatores para o boom da cultura geek e com uma possibilidade muito interessante sobre a queda neste caso não se tratar de queda, mas sim de adaptação. André deixou sua visão bem clara sobre o assunto.

Eu, falando como o André, acho que a cultura geek nunca vai morrer, vai apenas ter que se adaptar a cada momento. Por exemplo agora em abril, vai ter os vingadores, onde provavelmente vai haver um desfecho dos últimos onze anos da marvel, e aí o que vai ser daqui pra frente? Será que os filmes de super herói vão ser o plot principal que fomenta esse mercado?

Por que hoje temos grandes gigantes investindo em informação geek a Riachuelo tem a marca Star Wars, a Pitícas distribuindo conteúdo geeks e nerds, então a questão é, como cada negócio vai se adaptar a realidade geek que está a frente, isso que vai diferenciar dos negócios que se pautam na cultura geek. Eu acho que todos os comércios, todos os mercados que usam a cultura geek nerd, ela vai precisar se adaptar nos próximos anos, quiçá até meses que vai ser marcado pelo fim de uma década da Marvel nos filmes.

No final a ideia é que com todo o conteúdo e informação que o geek possui, ele não caia, mas sim se adapte às novas gerações e por fim se o gato cair, vai cair em pé e com Selo da Marvel.

Explorando o ambiente

Em minha visita a Pixel: Games and Burguer, logo ao chegar, pude receber direto de Carla Vivian, cofundadora do estabelecimento, um tour completo que provavelmente tem causado ótimas impressões aos visitantes.

Então para dar um gosto do que é estar na Pixel, vou deixar que tenham uma explicação direta de nossa guia de quest, Carla Vivian.

Salão Principal

Há uma TV de 55” sempre passando algo do universo geek/nerd em que a Pixel é inserida, e os visitantes naquele momento também. Há uma geladeira recheada que o Darth Vader toma conta! Mas ele é bonzinho, ele deixa as pessoas maiores de idade aproveitarem as cervejas, aliás, sobre cerveja, temos a Guyra à venda! É uma cerveja artesanal produzida em Guaratinguetá. Com seis sabores diferente, cada um com uma característica diferenciada e uma história completa para ser contada.

Como principal ambiente em decoração da casa há itens de anime, k-pop, série, filme, livro, HQ, futebol americano, basquete, baseball. Tudo que se refere ao Universo Geek fizemos questão de colocar um pouco ali.

Salão Principal.
Foto: Fausto Monpean

Sala de Videogames

Conta hoje com um Playstation 3 e dois Playstation 4, disponíveis para jogar com até quatro jogadores e jogos bem diversificados, como Mortal Kombat, Resident Evil II, Homem Aranha, Gangue Beats (esse é muito engraçado!),e por aí vai. Nesta Sala você encontra decoração em led, ar condicionado e um sofazão de respeito!

Sala de Games
Foto: Fausto Monepan

Sala dos Tabuleiros

Sofazão.
Foto: Fausto Monpean

Temos um espaço para boardgame! Os jogos de tabuleiro da casa! Essa sala conta também com um sofazão da hora pra galera. São cerca de trinta jogos entre versão básica e expansões, e aumentando, são em geral jogos mais modernos que os tradicionais, war, banco imobiliário, que você precisa gastar metade da sua vida pra terminar uma partida, então são jogos mais rápidos, com mecânica diferenciada e dinâmicos! Mas claro, também há os jogos mais demorados, com mecânica mais complexa para quem quer fritar a cuca jogando. Tem pra criança, pra adulto, jogos com ou sem dado, com cento e trinta dados, só não tem jogo chato!

Sala Informal

Temos um estilo bem mais informal, com mesas baixas (como mesas japonesas) e almofadas pra sentar,(pode se esparramar nelas). Essa sala com estilo mais jovem também é ótima para jogar boardgames, pois as mesas são grandes e dependendo do jogo você vai precisar usar muito espaço mesmo.

Mesas de Chão.
Foto: Fausto Monpean

Salão Além do Corredor

Um salão com telão, onde também pode-se ver coisas geeks e nerds. Mais mesas e cadeiras e um arcade de jogos antigos (atari, master system, mega drive, game boy etc…).

Nesse salão geralmente acontecem encontros e atividades promovidas pela Pixel. Exemplo que já ocorreu: Aniversário, transmissão do Super Bowl, concurso cosplay, balada k-pop, encontro gamer e mais vem por aí.

Análise do Locomotiva

Ambiente

Com um ambiente moderno e juvenil, a Pixel: Games and Burguer deixa claro que não chegou para fazer pouco. Desde a entrada somos surpreendidos com uma pequena lojinha geek, com camisetas e outros itens voltados ao mundo dos games, animes, séries e pode apostar: quadrinhos. No mesmo ambiente ainda, mas do lado direito, damos de cara com uma tela muito bem posicionada onde constantemente passam partidas ao vivo de E-sports, podendo contar ainda com uma ampla mesa para toda sua galera.

Ao completar nossa entrada até o balcão de atendimento, nos deparamos com uma decoração impecável, montada em leds com uma pegada bem Trek, uma tela de 50” passando muito filme bom e colecionáveis para todos os gostos na cultura geek preenchendo o ambiente. Se mostraram detalhistas até em pequenos detalhes de interação, como o Darth Vader na porta do freezer ou o Gandalf na porta da cozinha com aquela famosa frase ”You shall not pass!”, o que torna um ambiente divertido, criativo e interativo por si só.

Portas da cozinha.
Foto: Fausto Monpean

E se ainda fosse apenas isso, já estaria incrível, mas contar com dois playstation 4 um playstation 3, mais de trinta opções de boardgames e uma área exclusiva de eventos onde ficam passando coisas com temática geek e rolando de torneio cosplay à arcade de jogos clássicos, é isso o que torna o ambiente da Pixel fantástico.

Atendimento

Passando pelo atendimento a equipe Pixel: Games and Burguer não deixa a desejar. Com uma equipe simpática e atenciosa acertam no atendimento onde ninguém fica vendo a hora passar e uma oferta de passaporte significa uma passagem extremamente divertida neste pequeno grande mundo. Essa equipe faz seu papel em questão de tratamento para imersão, o que só dá mais destaque ainda até mesmo para o ambiente.

Lanche

Acredito que para falar do lanche, também se faz necessário falar do cardápio, pois é ele que nos sugere a escolha que faremos. Este cardápio realmente é muito intuitivo, contando com sessões de lanches como o The Dark Knight, lanches vegetarianos e até infantis, o cardápio da Pixel ainda trás o aspecto de você estar lendo uma história em quadrinhos enquanto faz seu pedido.

Lanche The Dark Knight
Foto: Fausto Monpean

E por fim, quando um novo aventureiro entra em uma campanha, ele deve escolher seu caminho, e com uma ótima indicação eu escolhi o The Dark Knight, um poderoso cavaleiro composto de um delicioso pão australiano que trás um leve sabor adocicado e uma massa mais leve ainda, deixando todo o restante do conteúdo fazer seu papel da melhor forma possível, um hambúrguer bovino muito bem servido e ao ponto, pedaços de bacon muito bem servidos e passados ao ponto de crocância, queijo prato que de forma sutil acrescenta ao sabor da folha de alface e tomate sem subtrair o da carne, e toda essa dança de sabores banhada por uma deliciosa maionese.

Servido em um prato, esse admirável  cavaleiro chega botando presença, mas deixando uma grande dúvida, será que ele é o mais poderoso?

O point geek

Fachada da Pixel.
Foto: Fausto Monpean


Então se você é louco pela cultura geek, adora jogar um videogame ou gostaria de se aventurar em novos jogos de tabuleiro enquanto saboreia uma deliciosa refeição, é na Pixel: Games and Burguer que  você vai se sentir em casa.

Ficou com vontade de conhecer mais? Acesse a página oficial da Pixel no Facebook e confira mais informações sobre a sua localização e horários de funcionamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.