O ano mudou… Mas tem data para mudanças?

Lista de metas a serem realizadas.
Foto por Bruno Montine

Mais um réveillon, com festas, bebidas e promessas para o novo ano. É um ritual! O que inclui neste pacote? As questões do que foi feito, o que será mantido ou transformado para os próximos 12 novos meses.

Inclusive nas redes sociais, são feitas comparações de você no início do ano e próximo à virada. É o momento para rever as atitudes, as motivações que te levaram ao caminho em que está e avaliar o que pode ser otimizado, o que pode ser transformado para fazer melhor ou diferente. Muitas questões podem ser levantadas:

  • O modo como está jogando está te fazendo ganhar ou perder?
  • De que modo este ano que passou demonstrou as suas fragilidades?
  • De que modo este ano que passou demonstrou os seus pontos fortes e os seus pontos fracos?
  • De que modo este ano que passou foi o melhor ano da sua vida?
  • De que modo este ano que passou foi o professor que você precisava para aprender as ferramentas que você pretende?
  • Quais habilidades foram desenvolvidas ou quais habilidades você identificou que você precisa desenvolver para conseguir driblar os desafios que a vida propõe?

E que o ano que passou, independentemente do que tenha acontecido, que você foque em se referir a ele como uma celebração, ao invés de ser uma lamentação.

Não fazer promessas é uma opção válida?

Na verdade, as promessas não são juramentos que fazemos ou pedidos. São metas que estabelecemos para atingir ao longo do ano. Independentemente do que tenha acontecido no ano que passou, se você não conseguiu atingir as metas e agora está com aquele receio de fazer falsas promessas, permita-se! Perdoe-se e faça novas promessas. Não é para se lamentar, é para tentar algo novo. É para ser otimista porque ou você vive preso no passado ou adquire experiência e tenta novamente.

Nada muda se você não mudar!

Estabelecendo uma visão apática, a virada do ano é uma questão social apenas. É apenas uma data há muito tempo estabelecida para fazer o capital girar e todo mundo lucrar porque é o momento de comprar presentes, fazer viagens e gastar muito. Traduzindo, é apenas mais uma data com comemorações coletivas. Esta transição não tem o poder de te dar a transformação que você precisa! Não te dá as resoluções ou o mapa já todo riscado dizendo para aonde você tem que ir. É uma data dizendo: Olha, o ano zerou, vamos começar desde o mês 1 e quando menos esperar estaremos no mês 12 novamente e aí? Correu atrás dos seus sonhos? Fez as mudanças que precisava para conseguir alcançar o que queria? É sim uma questão social, mas é um momento importante porque pode ser visto como um motivo, uma nova página de criação de oportunidades para conseguir aquilo que se deseja.

Estabeleça novas metas!

Principalmente se você for uma pessoa cética ou se nunca tentou fazer um planejamento a longo prazo. Experimente estabelecer novos objetivos para serem alcançados. Não apenas isso, procure suas fontes de motivações para se manter no que foi proposto. E neste quesito, vale apelar para qualquer fonte para se manter no seu objetivo. Não tem data para começar, pode ser num domingo à noite… A questão é querer. Se você quer mudar, se você quer buscar por novos objetivos, então comece já, porque não há passado que possa te prender e nem futuro para te deixar ansioso! A única coisa que existe é o aqui e o agora.

Feliz ano novo? Feliz novas realizações, buscas e desejos para este ano que entra.

“Mesmo que a mudança de calendário não mude nada por si só, nunca se perde com o sentimento de mudança, de esperança, de fé, de novas perspectivas, de renovação. Que consigamos refletir sobre nosso papel na vida do outro, sobre o objetivo de nossa existência, para nos perdoarmos e nos darmos a chance de um recomeço mais sábio, mais alegre, mais humano” – Prof. Marcel Camargo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.