2019 e suas promessas para o eSports

O ano de 2019 começa com a perspectiva de crescimento e movimentação no mundo do eSports

2018 foi, mais uma vez, um ano importante para o cenário de eSports do Brasil e do mundo. Os números de alguns dos principais campeonatos mostram que essa modalidade veio para ficar, isso pode ser percebido de forma clara com a decisão da inclusão de eSports nos Jogos Sul-Asiáticos de 2018, o evento que inclui diversas modalidades esportivas é o segundo maior depois das Olimpíadas.

Nos Jogos Sul-Asiáticos de 2019 os vencedores também receberão medalhas e a edição contará com mais jogos de diferentes plataformas: 2 para PC, 2 para console e 2 para Mobile, até agora foram confirmados os seguintes jogos: StarCraft II, Dota 2, Tekken 7, Mobile Legends e Arena of Valor. Os Jogos Sul-Asiáticos de 2019 ocorrerão do dia 9 a 18 de março nas Filipinas.

Além da participação dos eSports em competições que até então só aceitavam os esportes “convencionais”, o ano de 2019 trará novamente os grandes campeonatos que movimentam, por sua vez, milhões de dólares com patrocínios, premiações aos atletas e audiência. Abaixo os principais prêmios distribuídos nos maiores campeonatos de eSports em 2018:

Dota 2 – o jogo da Valve segue sendo o que mais recompensa o vencedor de seu principal campeonato: The International. No ano de 2018 o prêmio foi de 11 milhões de dólares para o primeiro colocado e totalizou 25 milhões o montante distribuído na edição.

League of Legends – no Worlds de 2018 o valor da premiação foi o maior na história do campeonato chegando a 6 milhões de dólares. A final da competição contou também com picos de audiência de 44 milhões de espectadores simultâneos (nas diversas plataformas em que a final foi transmitida).

Menina jogando League of Legends
Jogadora em meio a uma partida de League of Legends
Foto por: Bruno Montine

FortniteEstreando no cenário competitivo e sendo foco de gigantesco investimento da Epic Games, o battle royale conseguiu premiar seus jogadores, durante a Fall Skirmish Series, com aproximadamente 4 milhões de dólares, superando assim jogos como CS:GO, Overwatch e StarCraft 2.

No Brasil, o ano de 2018 também foi de investimento nos jogos eletrônicos e nas competições dos mesmos, além de bons desempenhos de equipes brasileiras em alguns campeonatos internacionais.

Mas o que 2019 poderá proporcionar para o eSports?

Views e mais views

Falando em números, a tendência é o aumento de espectadores durante as competições. O lançamento de novas plataformas para streaming, como o Facebook, que abriu espaço para a transmissão de jogos de diversas modalidades, ajudará a alavancar ainda mais a audiência das competições. O Brasil não está fora da tendência e é o terceiro maior público de eSports do mundo.

Battle Royale veio para ficar

Fortnite foi um dos que mais investiu e premiou em seu competitivo de 2018, lançado em 2017, o jogo já conta com mais de 200 milhões de jogadores ativos e é um dos mais jogados da história, rendendo à desenvolvedora um generoso lucro de 3 bilhões de dólares.

Porém não foi Fortnite que abriu as portas para a febre dos battle royales. Lançado também em 2017, o jogo PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) foi o primeiro a cair nas graças dos jogadores, hoje PUBG também conta com um competitivo em crescimento.

Vale mencionar que outras grandes franquias querem igualmente uma fatia desse bolo, Call of Duty: Black Ops 4 trará seu próprio modo battle royale, que veio com o nome de Blackout, assim como Battlefield V que traz Firestorm com o diferencial de ser o maior mapa da história de Battlefield.

Outros jogos do gênero também são esperados para entrarem e/ou se consolidarem no mundo dos eSports, entre eles estão Free Fire (mobile), Real Royale (PC) e outros.

MOBAs e mobile

Seguindo ainda o domínio de Dota 2 e League of Legends, os MOBAs continuarão com seus colossais campeonatos e atraindo milhares de jogadores e espectadores em 2019.

Alguns jogos como: Heroes of the Storm, Smite e Paladins contam com campeonatos que pagam até 1 milhão de dólares para os competidores e têm um número considerável de jogadores.

Em ascendência nos últimos anos devido ao aumento do número de smartphones, os jogos mobile também entraram para o mundo dos eSports e ganham adeptos diariamente.

Os jogos que mais se destacam na plataforma mobile e que tem seus competitivos estabelecidos e em crescimento são: Clash Royale e Arena of Valor.

Outros jogos de diversas plataformas seguirão sendo aclamados e disputados pelo mundo, não podemos deixar de citar Fifa, Warcraft, Crossfire, Rainbow Six Siege, Street Fighter V, Madden NFL entre outros.

Seja você um espectador ocasional, um torcedor assíduo ou um novato no mundo do eSports, o ano de 2019 será bastante agitado e promete trazer grandes emoções, então acomode-se na cadeira que os primeiros campeonatos já acontecem em janeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.